O desporto profissional surge da necessidade de bater recordes e de ser campeão, ocorre da necessidade dos clubes vencerem para se poderem fazer representar em competições de prestígio internacional e com atletas de grande nível competitivo. Para concluírem estes fins, o clube tem de contratar bons técnicos e atletas de elite e poder proporcionar-lhes todo o tipo de apoio necessário à consecução destes objectivos.
Um atleta profissional quando assume um compromisso com um elevado grau de empenhamento, tem de possuir condições socioeconómicas benéficas capazes de lhe permitir uma dedicação ao seu clube. A este deve ser imposta uma preocupação contaste em honrar a sua imagem pública e social como atleta e como profissional. O atleta não deve demitir-se das suas responsabilidades sociais de uma forma irresponsável e descomprometida. Ao ser-se profissional, há que acartar com responsabilidades acrescidas no respeito pela ética desportiva e na forma como se relaciona com os seus adversários, árbitros, dirigentes e público.
Os atletas amadores não devem deixar de cumprir os valores de respeito pelos adversários, árbitros e técnicos. O conceito de amadorismo tem diferentes significados, isto varia de modalidade para modalidade.
Existem várias profissões dentro do desenvolvimento desportivo, tais como:
· Roupeiros;
· Médicos;
· Enfermeiros;
· Massagistas;
· Empregados de secretaria;
· Contabilistas;
· Advogados;
· Economistas;
· Gestores.